quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Tai Chi Chuan


Não é difícil encontrar em Niterói adeptos do Tai Chi Chuan, arte chinesa surgida no século XII, que reúne movimentos lentos, circulares  e contínuos associados a uma respiração profunda e suave propondo ao homem a  harmonização integral dos corpos físico, mental e astral (emocional).

Basicamente, o Tai Chi Chuan é dividido em duas vertentes: marcial e terapêutica. Segundo a Sociedade Taoísta do Brasil, o objetivo é  buscar a união da força com a suavidade, do corpo com o espírito e promover a interação do homem com a natureza. O símbolo yin-yang é o que melhor representa esta arte. É a interação desses princípios energéticos.

Com 13 anos dedicados exclusivamente ao Tai Chi Chuan, o professor Sergio Villasboas,  destaca uma série de benefícios: “ há muito observa-se que os praticantes de Tai Chi Chuan apresentam características de saúde diferenciadas. São mais bem dispostos, tem mais vitalidade, respiram melhor, tem boa postura, melhor equilíbrio, são mais calmas, dormem melhor, tem boa memória, etc. Essas observações levaram à pesquisas médicas e científicas, que vem a cada dia comprovando os inúmeros benefícios terapêuticos do Tai Chi Chuan, tanto na prevenção como no auxílio ao tratamento de diversas enfermidades”.

O prof. Sergio destaca ainda que pessoas de qualquer idade, inclusive idosos, podem praticar o Tai Chi Chuan, basta apenas irem ao médico antes de iniciar a  atividade.  “A prática do Tai Chi Chuan é altamente recomendável pois, comprovadamente, promove a melhora de muitos casos bastante comuns, como a insônia, depressão, ansiedade, estresse, perda de memória, mal de Alzheimer, além da prevenção de quedas, devido ao fortalecimento ósseo e muscular, em especial da estrutura de sustentação do corpo (pernas e coluna), restauração do equilíbrio, entre outros.”

O Dia Mundial do Tai Chi Chuan é comemorado com um evento realizado anualmente no último sábado do mês de abril para divulgar e promover as práticas de Tai Chi Chuan pelo mundo. Ano passado em Niterói, a data foi comemorada no Campo de São Bento, em Icaraí, e reuniu centenas de pessoas.

Para quem se interessou, maiores informações sobre o Tai Chi Chuan e sobre o prof. Sergio Villasboas estão disponíveis no site TAOCHIA – Grupo de Terapias e Artes Orientais, www.taochia.pro.br.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Niterói, RJ
Formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Escrevo para o Diz jornal (coluna T!News) e, recentemente, em função da busca pela minha ascensão espiritual conheci as Terapias Holísticas. O que posso dizer que foi paixão à primeira vista. E com a alma de buscadora que tenho não me limitei às primeiras descobertas. Fui buscando e conhecendo um pouco das inúmeras técnicas disponíveis atualmente. E o que começou como uma leitura foi ganhando espaço e dando um novo sentido a minha vida, tanto pessoal quanto profissional. Percebi que não podia mais me limitar às leituras e fui chamada para vivenciar, estudar essas terapias e quem sabe um dia, se assim meus guias e protetores desejarem, poderei ser um desses maravilhosos profissionais que nos trazem a energia e o conhecimento que estão sendo emanados pela Divindade para ajudar os seres da Terra . No “Thatiana Cunha por Thatiana Cunha” trarei tudo que achar interessante desse universo holístico. Até Breve!