quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Os benefícios da Ayahuasca


Em evento realizado em agosto passado no interior de São Paulo, o 27ª Reunião Anual das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), pesquisadores apresentaram os benefícios obtidos no cérebro com o uso da ayahuasca, popularmente conhecida como chá do Santo Daime. A Ayahuasca é uma bebida produzida a partir de duas plantas amazônicas, a “Banisteriopsis caapi” e “Psychotria viridis”.


Entre os vários estudos realizados, um analisou a atividade cerebral de homens e mulheres, entre    24 e 48 anos, antes e depois da ingestão do chá, realizando exames de ressonância magnética,  que demonstraram a ativação de duas regiões do cérebro, uma relacionada à memória e outra ligada à visão. Ainda segundo o estudo, registros anteriores já haviam demonstrado que o chá atua nas mesmas conexões da serotonina, neurotransmissor ligado às sensações de prazer e bem-estar.
Apesar desta divulgação, especialistas são cautelosos ao liberarem o uso indiscriminado da erva, ainda que seja natural, pois existe uma série de restrições, como a pessoas usuárias de medicamentos antidepressivos, além da  necessidade da realização de mais estudos.
Desde 2010, foi oficializado no Brasil as regras para o uso religioso do ayahuasca. Tal resolução foi publicada no Diário Oficial da União e, entre outras determinações, veta o comércio e propagandas do composto, que só poderá ser cultivado e transportado para fins religiosos e não lucrativos.
Além disso, a norma coíbe o uso do chá com outras drogas e em eventos turísticos e também oficializa um cadastramento facultativo das entidades que o utilizam.
Em 1985, a bebida chegou a ser proibida no País, mas liberada dois anos depois, quando estudos demonstraram a importância de seu uso religioso. No início dos anos 90, teve uma nova tentativa de proibir o chá e em 2002, mais uma vez, tiveram denúncias de mau uso do chá, o que gerou os estudos mais recentes.


No site da Uol, o médico Wilson Gonzaga, psiquiatra integrante do grupo multidisciplinar do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), responsável pela resolução que regulamentou o uso religioso da ayahuasca no Brasil, faz uma importante observação: “ampliar a consciência não significa ter alucinação em seu sentido pejorativo, ampliar a consciência é alcançar um estado mental que permite uma reflexão profunda, semelhante à meditação. Já a alucinação é uma percepção alterada da realidade. Aqui no Estado do Rio, existem vários locais que fazem uso do chá em seus rituais. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Niterói, RJ
Formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Escrevo para o Diz jornal (coluna T!News) e, recentemente, em função da busca pela minha ascensão espiritual conheci as Terapias Holísticas. O que posso dizer que foi paixão à primeira vista. E com a alma de buscadora que tenho não me limitei às primeiras descobertas. Fui buscando e conhecendo um pouco das inúmeras técnicas disponíveis atualmente. E o que começou como uma leitura foi ganhando espaço e dando um novo sentido a minha vida, tanto pessoal quanto profissional. Percebi que não podia mais me limitar às leituras e fui chamada para vivenciar, estudar essas terapias e quem sabe um dia, se assim meus guias e protetores desejarem, poderei ser um desses maravilhosos profissionais que nos trazem a energia e o conhecimento que estão sendo emanados pela Divindade para ajudar os seres da Terra . No “Thatiana Cunha por Thatiana Cunha” trarei tudo que achar interessante desse universo holístico. Até Breve!