domingo, 3 de fevereiro de 2013

As Terapias Holísticas e a saúde



O mundo moderno tem exigido cada vez mais do homem. A falta de tempo, ou melhor, o excesso de compromissos tem tido conseqüências desastrosas, principalmente para a saúde. As chamadas doenças da sociedade moderna estão afetando cada vez mais pessoas. Estresse, diabetes, depressão, hipertensão, ansiedade são algumas das enfermidades que atormentam grande parte da população em todo o mundo.

Do ponto de vista holístico, a doença do corpo físico é resultado da manifestação inicial dessa em alguns dos outros corpos, seja no mental, emocional ou no espiritual. A doença é um processo de bloqueio das energias que compõem o ser humano e se solidifica para alertar que algo não está bem e que precisa ser trabalhado.

A ausência de prazer nas ações cotidianas também pode contribuir para o aparecimento das doenças, como explica a psicoterapeuta holística Carmem Berg: “quando fazemos algo com prazer, emanamos ondas vibracionais de alta qualidade que se propagam para os nossos corpos e tudo que se relaciona conosco e com o que estamos concentrados. Então, nossos corpos ficam harmonizados, mais saudáveis, e tudo que está no universo que tem relação com o que estamos fazendo, recebe esta comunicação, vibração, e nos devolve com a mesma intensidade. E quando vibramos negativamente, o universo também devolve a mesma vibração negativa”.

O tratamento holístico não se limita apenas ao corpo físico exatamente por entender que o homem é resultado de um conjunto dos corpos físico, mental, emocional e espiritual, se concentrando tanto na causa da doença como nos seus sintomas. A doença do corpo físico é somente o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos ou emocionais. Terapia Floral, Auriculoterapia, Cromoterapia, Terapia Crânio-Sacral, Fitoterapia, Reiki são algumas das técnicas disponíveis.

As terapias e seus benefícios

O reiki, que trabalha através da imposição de mãos, possui resultados significativos para seus pacientes. Para se ter ideia, em termos fisiológicos, uma hora de sessão equivale a quatro horas de sono. Ainda no corpo físico, o reiki acelera a recuperação em pós-operatório, elimina toxinas do corpo e o estresse.  Além disso, desenvolve a criatividade, estimula a concentração e a memória, entre outros.

A Terapia Crânio-Sacral, aplicada há mais de 30 anos, propõe a utilização do ritmo de um outro sistema corporal – o sistema crânio-sacral – para melhorar o funcionamento corporal e ajudar a aliviar dores e disfunções, através de um método suave de diagnóstico e correção que ativa os mecanismos naturais de cura do corpo e ajuda a dissipar os efeitos negativos do estresse sobre o sistema nervoso central.

Devido ao seu bom resultado sobre muitas funções corporais, essa terapia vem sendo utilizada atualmente por diferentes profissionais da saúde como médicos, osteopatas, obstetras, pediatras, psiquiatras, psicólogos, etc.

E, finalmente, os Florais de Saint Germain e a Psicoterapia Reencarnacionista auxiliam na busca do equilíbrio do “ter” e do “ser” de maneira mais harmoniosa e saudável, conectando o homem com a sua  sabedoria e sua essência, e com isso,  o ensinando a  entender e interpretar situações,  pessoas e a ele  próprio de uma maneira mais leve e mais sábia. Como explica Carmem Berg: “o resultado disso é que passamos a fazer melhores escolhas, tanto de atuação, quanto de sentimento na compreensão em tudo que se relaciona com a nossa vida. Então, passamos a ter mais qualidade de vida, satisfação, paciência, alegria e realizações prazerosas. O uso da psicoterapia e floral em conjunto permite  resultados rápidos e satisfatórios”, conclui.



2 comentários:

  1. Olá Thatiana, tudo bem.
    Li a maioria dos arquivos publicados em seu blog e achei maravilhosos. Fico feliz de você ser mais uma pessoa a descobrir o valor dos elementos naturais que temos no decorrer de nossa vida e não o aproveitarmos. Espero que continue nesta jornada, pois a humanidade precisa ser esclarecida sobre o que existe além de tudo que se vê.
    Abraços Fraternos
    Aroldo de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aroldo.
      Muito obrigada por suas doces palavras. Fico muito feliz. Realmente é muito gratificante dividir com os outros o que aprendemos ao longo da nossa caminhada. Fique a vontade para sugerir temas e participar.
      Um grande abraço.
      Thatiana.

      Excluir

Quem sou eu

Minha foto
Niterói, RJ
Formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Escrevo para o Diz jornal (coluna T!News) e, recentemente, em função da busca pela minha ascensão espiritual conheci as Terapias Holísticas. O que posso dizer que foi paixão à primeira vista. E com a alma de buscadora que tenho não me limitei às primeiras descobertas. Fui buscando e conhecendo um pouco das inúmeras técnicas disponíveis atualmente. E o que começou como uma leitura foi ganhando espaço e dando um novo sentido a minha vida, tanto pessoal quanto profissional. Percebi que não podia mais me limitar às leituras e fui chamada para vivenciar, estudar essas terapias e quem sabe um dia, se assim meus guias e protetores desejarem, poderei ser um desses maravilhosos profissionais que nos trazem a energia e o conhecimento que estão sendo emanados pela Divindade para ajudar os seres da Terra . No “Thatiana Cunha por Thatiana Cunha” trarei tudo que achar interessante desse universo holístico. Até Breve!