segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O Perdão


"O perdão exige prática, mas não é preciso que esta violente a sua vontade. O perdão pressupõe a capacidade de controlar as nossas emoções e atitudes frente à vida e as pessoas. Por que se tornar um prisioneiro de suas próprias reações e atitudes? Liberte-se, perdoe a si mesmo e perdoe a vida por nem sempre ser fácil".

A frase de Terry Lynn Taylor traduz perfeitamente o ato de perdoar. Mais do que tentar perdoar o próximo, perdoar a si mesmo é o primeiro e importante passo para uma vida mais plena. Quantas vezes você se deixa levar por pensamentos de ódio, rancor, mágoa causando dor e sofrimento, inclusive no corpo físico.





Por isso, tente fazer o exercício do perdão.  Somos erroneamente treinados em sermos fortes o tempo todo. Perdoar para alguns, soa como fragilidade, sendo exatamente o contrário. Perdoar o torna mais forte. Pense sobre isso. Para ajudá-lo, listo algumas preciosas dicas do Fred Luskin, autor de “Poder do Perdão”.  
Veja:
1. Saiba exatamente como você se sente sobre o que ocorreu e seja capaz de expressar o que há de errado na situação. Então, relate a sua experiência a umas duas pessoas de confiança.
 2. Entenda seu objetivo. Perdoar não significa necessariamente reconciliar-se com a pessoa que o perturbou, nem se tornar cúmplice dela. O que você procura é paz.
3. Tenha uma perspectiva correta dos acontecimentos. Reconheça que o seu aborrecimento vem dos sentimentos negativos e desconforto físico de que você sofre agora, e não daquilo que o ofendeu ou agrediu dois minutos - ou dez anos - atrás.
4. Desista de espera, de outras pessoas ou de sua vida, coisa que elas não escolheram dar a você. Reconheça as “regras não cobráveis” que você tem para sua saúde ou para o comportamento seu e dos outros. Lembre a si mesmo que você pode esperar saúde, amizade e prosperidade e se esforçar para consegui-los. Porém, você sofrerá se exigir que essas coisas aconteçam quando você não tem o poder de fazê-las acontecer.


5. Lembre-se de que uma vida bem vivida é a sua melhor atitude. Em vez de se concentrar nas suas mágoas – o que daria poder sobre você à pessoa que o magoou – aprenda a busca o amor, a beleza e a bondade ao seu redor.
6. Modifique a sua história de ressentimento de forma que ela o lembre da escolha heróica que é perdoar. Passe de vítima a herói na história que você contar. 

Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Niterói, RJ
Formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Escrevo para o Diz jornal (coluna T!News) e, recentemente, em função da busca pela minha ascensão espiritual conheci as Terapias Holísticas. O que posso dizer que foi paixão à primeira vista. E com a alma de buscadora que tenho não me limitei às primeiras descobertas. Fui buscando e conhecendo um pouco das inúmeras técnicas disponíveis atualmente. E o que começou como uma leitura foi ganhando espaço e dando um novo sentido a minha vida, tanto pessoal quanto profissional. Percebi que não podia mais me limitar às leituras e fui chamada para vivenciar, estudar essas terapias e quem sabe um dia, se assim meus guias e protetores desejarem, poderei ser um desses maravilhosos profissionais que nos trazem a energia e o conhecimento que estão sendo emanados pela Divindade para ajudar os seres da Terra . No “Thatiana Cunha por Thatiana Cunha” trarei tudo que achar interessante desse universo holístico. Até Breve!