sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Butão: Um lugar onde a felicidade é para todos!



Conheça um pouco da história do Butão. Um país de pessoas simples localizado no continente Asiático, encravado bem na Cordilheira do Himalaia, entre dois gigantes. Ao norte, está a China e ao sul, a Índia.
No início de sua história, o país budista era governado por um Lama, o chefe da religião. No comecinho do século 20, religião e governo foram separados. O Butão passou a ser um reino e coroou o seu primeiro rei.

A coroação ocorreu em antigo palácio, que hoje funciona como um monastério e que fica em Buntang no centro do país. Nele, começou a monarquia no Butão. O primeiro rei e os sucessores dele conseguiram construir esse país dentro de um isolamento absoluto. Só há, mais ou menos, 60 anos é que o Butão começou a ter contato com o resto do mundo.


Em 1974, um rei muito jovem, com 17-18 anos, assumiu o trono. Ele era um idealista, um sonhador e não queria repetir no Butão os erros que havia observado em outros países, como a falta de harmonia familiar, o excesso de consumo, a falta de cuidado com a natureza.
E foi assim que  determinou que o Produto Interno Bruto seria a felicidade:  “Ei, o Produto Interno Bruto não é mais importante que a ‘felicidade interna bruta’”. Era Sua Majestade Jigme Singye Wangchuck, que, apesar de adolescente, não estava para brincadeira e pôs seus assessores para bolar uma política inédita no mundo, uma economia de cabeça pra baixo.
Para suprir essas “necessidades não materiais”, o conceito da FIB prega 4 diretrizes: desenvolvimento econômico sustentável, preservação da cultura, conservação do meio ambiente e “boa governança”.
Butão, um país apaixonante onde é possível viver em plena felicidade, e o que é melhor: Para todos!!!!!



E para finalizar: ainda tem esse maravilhoso documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Niterói, RJ
Formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Escrevo para o Diz jornal (coluna T!News) e, recentemente, em função da busca pela minha ascensão espiritual conheci as Terapias Holísticas. O que posso dizer que foi paixão à primeira vista. E com a alma de buscadora que tenho não me limitei às primeiras descobertas. Fui buscando e conhecendo um pouco das inúmeras técnicas disponíveis atualmente. E o que começou como uma leitura foi ganhando espaço e dando um novo sentido a minha vida, tanto pessoal quanto profissional. Percebi que não podia mais me limitar às leituras e fui chamada para vivenciar, estudar essas terapias e quem sabe um dia, se assim meus guias e protetores desejarem, poderei ser um desses maravilhosos profissionais que nos trazem a energia e o conhecimento que estão sendo emanados pela Divindade para ajudar os seres da Terra . No “Thatiana Cunha por Thatiana Cunha” trarei tudo que achar interessante desse universo holístico. Até Breve!