domingo, 8 de março de 2015

Sagrado Feminino





Adotado pelo público feminino há milênios, o "Sagrado Feminino” oferece ensinamentos sobre o corpo, as emoções e os ciclos femininos, além de ensinar formas de harmonizá-los e integrá-los com a natureza.
Quando as mulheres passam a se desligar do dia-a-dia e buscam descobrir mais sobre si próprias, se interiorizando, percebendo melhor seus instintos, suas vontades e seus ciclos femininos (como a menstruação e a gestação),  relatam que o mundo a sua volta - e aquele que existe dentro delas - parece mudar. É como se uma nova consciência as abraçasse.
Esse despertar para uma nova consciência sobre si mesma pode ser interpretado como a saída da supremacia patriarcal - repressora e cheia de regras - para a entrada em um mundo mais maternal, afetivo e artístico, além de menos racional e mais sensível.
O conhecimento do Sagrado Feminino pode ser adquirido através de livros, cursos e grupos de estudos chamados de "círculo de mulheres". Nesta filosofia, as mulheres estudam um conceito diferente sobre si próprias, que engloba os aspectos emocionais guardados no corpo, a sintonia entre a menstruação e as fases da lua, a veneração das Deusas de todas as mitologias e a semelhança delas com cada mulher, assim como a influência que a natureza tem sobre nosso corpo e psique.

Sagrado feminino ensina a ter mais autoestima
No Sagrado Feminino, mulheres de todas as culturas, religiões e crenças aprendem a se desvincular de padrões de beleza e regras pré-estabelecidas pela sociedade. Elas descobrem como se amar exatamente como são e passam a se enxergar como verdadeiras "Deusas". Afinal, o ato de gerar, parir, nutrir, amar e intuir pode ser considerado uma dádiva proporcionada às mulheres.
Nesta filosofia de vida, as mulheres passam a valorizar mais seus ciclos naturais, como a menstruação, a maturidade, a gestação, o parto e a amamentação. No entanto, não são induzidas a serem radicais ao viver esses períodos ou exercer determinadas funções. O valor está em aceitar a naturalidade das coisas, seu histórico de vida, vontades e capacidades. Aprendendo a se conhecer de forma mais profunda e a aceitar os acontecimentos da vida e a si mesma, as feridas começam a ser curadas e as mulheres passam a ser mais felizes, amáveis e únicas.
Você descobre, então, que ser mulher não significa ter um parto natural, amamentar ou se sentir bem na própria pele quando está grávida. Na verdade, o objetivo é entender como você traz seu amor e feminilidade para todas essas fases da vida.

Como o sagrado feminino ajuda nas relações amorosas?

O amor pode ser definido por cada pessoa de uma forma diferente. De todo modo, é importante lembrar que não pode haver plenitude e entrega sincera e verdadeira se não houver segurança. E isso é desenvolvido por meio do autoconhecimento. Afinal, quando você se conhece, se entende, sabe do que gosta e o que quer, tudo fica mais fácil.
As energias de atração da vida precisam saber exatamente o que você quer, para que caminhem em sua direção. Esse é o primeiro passo. Então reflita: qual tipo de pessoa parceira você quer pra si? Escreva em um papel todas as características que busca no outro ou até mesmo na cara metade. Você precisa saber o que quer!
Na filosofia do Sagrado Feminino, o segundo passo é viver a experiência de amar sem depender da pessoa para viver, afinal o amor próprio deve vir em primeiro lugar. É através da estima por si mesma que a paixão durará. A independência de cada um dentro da relação traz o desejo de ambos se dedicarem ao outro, favorecendo o relacionamento.

Por fim, o terceiro passo ensinado pelo Sagrado Feminino é descobrir sua Deusa Interior e trazer características dela para sua relação. A Deusa Interior é o simbolismo da essência mais pura que existe em você. Ou seja, são as suas virtudes, suas belezas mais primitivas, a sua guerreira que sabe o que quer e é determinada nessa busca, é a sua fera, a sua loba. É também não ter vergonha de ser você mesma, não se poupar por conta do que a sociedade pede que você seja. Afinal, a pessoa parceira, quando se atrai por você, quer o seu melhor.

Sagrado feminino também beneficia sexualidade

Problemas como falta de amor próprio ou de expressão criativa e dores e frustrações nos relacionamentos que foram reprimidos serão manifestados nos órgãos sexuais e também no comportamento na cama - o que explica, por exemplo, porque algumas mulheres sentem dificuldades durante o ato sexual.
A cura e a integração da mulher à energia da sua sexualidade dependerão especialmente do entendimento que ela possui sobre suas simbologias físicas, emocionais, mentais e espirituais. Mesmo que não se dê conta, toda sua experiência sexual e descoberta como mulher ficam registradas em sua mente. Suas crenças serão então reproduzidas na sua vida sexual, mesmo que você não perceba.
Por exemplo: uma mulher de origem familiar tradicional, com pais repressores, que puniam ou não incentivavam sua expressão sexual, geralmente irá reproduzir comportamentos de autopunição com o sexo, o que pode gerar dificuldade de chegar ao orgasmo, dores na relação, diminuição da libido e fuga do sexo.
Na filosofia do Sagrado Feminino, uma forma de autotratamento para dificuldades sexuais é feita por meio da expressão da criatividade. Ou seja, é através da dança, artesanato, desenho, escrita, maquiagem ou toda forma de autocuidado, que a mulher aprende a manifestar seu lado criativo. O ventre - que está intimamente ligado ao órgão sexual e ao sexo - é uma região que simboliza a criação. Portanto, ele recebe as energias curativas para essas dificuldades por meio da criatividade.
Relação entre sagrado feminino e vida profissional
Sua profissão é a expressão da sua função para o mundo. Não importa o que você faz, todo ofício é necessário. E mais importante que pensar "para que esse trabalho me serve?" - levando em consideração que seu emprego traz dinheiro e o próprio sustento - é lembrar que a maior importância da profissão está na reflexão sobre "o que ela oferece para minha identidade?".
Para aumentar seu sucesso profissional, o seu prazer pela carreira e até mesmo os resultados do que produz, você precisa entender exatamente sua relação com a profissão. O que lhe faz gostar do trabalho? O que você espera com ele? Como ele lhe completa? Ele favorece a sua autoexpressão e suas virtudes?
Para lhe ajudar nestes questionamentos, você pode recorrer aos arquétipos das Deusas que mais se identifica e descobrir como tirar proveito desse conhecimento em sua carreira profissional.

Deusas revelam seu perfil profissional

Afrodite: buscar o amor pela arte e pela beleza em seu trabalho lhe deixará mais feliz. A mulher Afrodite será aquela que procura interagir com os colegas de trabalho ou os clientes. Além disso, pode trabalhar com beleza e arte, ou simplesmente gostará de embelezar o escritório decorando a mesa em que trabalha, por exemplo. Essa é a mulher que mais necessita trabalhar com o que lhe causa paixão. Sempre está bem arrumada e com um detalhe sedutor e feminino.
Atena: para essa mulher, o trabalho já é um prazer por si só. Ela poderá buscar ainda mais totalidade em sua profissão através da comunicação com o público ou buscando estar sempre bem vestida no emprego, de preferência de acordo com a tendência de moda. Isso lhe trará mais bem-estar.

Deméter: essa mulher gosta de fazer o papel de mãezona no ambiente profissional, já que é protetora e zelosa com os colegas e as tarefas realizadas. Para se sentir bem no emprego, a Mulher Deméter pode tentar levar o ambiente de casa para o trabalho, colocando fotos da família em sua mesa ou levando a comida de casa para o escritório, ao invés de comer em algum restaurante. Dessa forma, a mulher Deméter se sentirá mais acolhida e tende a ter mais prazer no local de trabalho.

Ártemis: essa mulher gosta de ter liberdade no trabalho, não se sente à vontade cumprindo ordens e seguindo regras. Quanto mais liberdade de autoexpressão tiver, mais feliz com o emprego estará.

Perséfone: precisará que o trabalho lhe traga benefícios pessoais, como por exemplo: se trabalhar em uma livraria, desejará poder ler alguns livros comercializados no local. E quanto mais sozinha ela atuar, mais dinâmico será o seu desenvolvimento.

Hera: as mulheres que se identificam com o arquétipo dessa Deusa gostam de liderar no trabalho. Além disso, devem buscar fazer uso da criatividade e de sua facilidade em promover eventos. É nessas tarefas que encontrarão mais realização.

Fonte: Personare (ROBERTA STRUZANI)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Niterói, RJ
Formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Escrevo para o Diz jornal (coluna T!News) e, recentemente, em função da busca pela minha ascensão espiritual conheci as Terapias Holísticas. O que posso dizer que foi paixão à primeira vista. E com a alma de buscadora que tenho não me limitei às primeiras descobertas. Fui buscando e conhecendo um pouco das inúmeras técnicas disponíveis atualmente. E o que começou como uma leitura foi ganhando espaço e dando um novo sentido a minha vida, tanto pessoal quanto profissional. Percebi que não podia mais me limitar às leituras e fui chamada para vivenciar, estudar essas terapias e quem sabe um dia, se assim meus guias e protetores desejarem, poderei ser um desses maravilhosos profissionais que nos trazem a energia e o conhecimento que estão sendo emanados pela Divindade para ajudar os seres da Terra . No “Thatiana Cunha por Thatiana Cunha” trarei tudo que achar interessante desse universo holístico. Até Breve!